DE OLHO NA SEGURANÇA: FRAUDES NO MEIO FÍSICO 11/01/2021 - 16:07

Assim como no ambiente virtual, no meio físico também estamos sujeitos a sermos vítimas de fraudes e golpes, os quais ficam cada vez mais frequentes.

No meio físico, os principais golpes que são aplicados para tentar roubar os dados dos indivíduos são: a emissão de cartão de credito, abertura de contas, abertura de empresas, entre outros.

Esses golpes têm como objetivo roubar os dados dos clientes, e por meio destes realizar compras em seu nome. Como, por exemplo, a abertura de contas, em que o golpista abre uma conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada.

Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.

Para evitar os golpes no meio físico é necessário adotar algumas destas medidas, como:

- Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada.

- Tome cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos.

- Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados. Do mesmo modo, não deixe que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o pagamento.

Se quiser saber um pouco mais sobre golpes aplicados no meio físico acesse os links abaixo:

https://www.consumidormoderno.com.br/2018/03/12/quais-sao-as-fraudes-mais-comuns-que-afetam-o-consumidor/