Notícias

05/04/2018

Assembleia promove sessão solene para comemorar Dia Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu sessão solene nesta segunda-feira (2), em seu Plenarinho, em comemoração ao “Dia Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança no Estado do Paraná”. A data foi consagrada no Calendário Oficial de Eventos do Estado através da Lei estadual nº 19.377, de dezembro de 2017, estabelecendo a data comemorativa. Na solenidade, presidentes dos CONSEGs da Região Metropolitana de Curitiba e do litoral paranaense, além de personalidades de destaque na área, foram homenageados por exercerem importante papel de interlocução com o poder público.

Para o coordenador Otávio Augusto Trevisan Cordeiro, o Dia Estadual é um reconhecimento para os trabalhos da sociedade organizada. “É uma forma da Assembleia Legislativa, com seus deputados, valorizar os conselhos de segurança perante a comunidade que eles representam e perante toda a sociedade”. Afirmou.

De acordo com o tenente-coronel Vanderley Rothemburg, o Dia Estadual é o coroamento da parceria entre os órgãos públicos de segurança e os conselhos, firmados há mais de uma década. “Os conselhos representam um poderoso assessoramento aos comandantes operacionais de área da Policia Militar nos bairros da capital e do interior do estado”, afirmou.

A ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, orientados pela filosofia de uma autêntica polícia comunitária. O dia 2 de abril foi escolhido para ser o Dia Estadual dos CONSEGs porque assinala a data do registro de fundação do primeiro Conselho Comunitário de Segurança do Paraná e do Brasil, ocorrido em Londrina, em 1982.

Fonte: http://www.alep.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.