Coronel Anselmo José de Oliveira assume comando-geral da PMPR

Data 09/04/2008 | Assunto: Notícias

O coronel Anselmo José de Oliveira assumiu nesta terça-feira (8) o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná anunciando o início da Operação Escudo no Paraná. Leia mais ...

O coronel Anselmo José de Oliveira assumiu nesta terça-feira (8) o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná anunciando o início da Operação Escudo no Paraná (veja matéria relacionada). “Tenho certeza de que o coronel Anselmo une definitivamente a Polícia Militar, terá a colaboração de todos os seus pares e a Polícia continuará avançando nesse caminho que traçamos durante os últimos anos”, afirmou o governador Roberto Requião durante a solenidade.

Requião disse que a escolha do coronel Anselmo para o cargo “não foi fácil por causa da qualidade dos nossos oficiais coronéis da Polícia Militar em condições de exercer a função\".

“E, nessa linha de companheirismo e convivência, com uma igualdade absoluta de habilidades e aptidões, escolhi o coronel Anselmo de Oliveira, que marcha comigo há muito tempo e com o qual eu tenho uma coincidência de idéias e uma confiança pessoal absoluta, a mesma que depositava no coronel Nemésio”, explicou Requião.

Para o vice-governador Orlando Pessuti, a posse do coronel Anselmo significa “a certeza de que vamos ter a cada dia a continuidade do trabalho já realizado pelo Estado para melhorar e aperfeiçoar a segurança pública não só na Capital, mas em todo o Paraná, que é o objetivo do governador Requião”.

O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, avaliou que a posse do coronel Anselmo vai trazer novas visões e interpretações para a Polícia Militar. “O exercício da atividade policial é desgastante e, sempre que há troca de comando, postos ou funções, temos a oxigenação, porque aqueles que assumem vêm com ânimo novo e aqueles que saem vão para outras missões. Isso é um rodízio muito comum e tenho certeza de que essa troca de comando vai trazer muitos benefícios”, afirmou.

Requião disse que o coronel Anselmo, além de novas ações e projetos, vai dar continuidade a iniciativas que vinham sendo desenvolvidas pelo coronel Xavier, como a possibilidade de os oficiais administrativos ascenderem ao posto de coronel. “ O programa do Anselmo pretende também reinstalar a esperança da tropa, a perspectiva da evolução na carreira mas também em relação a remuneração. Com a participação do Anselmo, o Nemésio me ajudou a gerar esse sistema de estímulo aos nossos policiais através de projeto de lei, que na próxima semana mandarei a Assembléia Legislativa”, disse Requião.

Durante a solenidade, o coronel Anselmo não usou a farda oficial para a cerimônia, mas vestia o mesmo uniforme usado pelos policiais militares que atuam no policiamento preventivo e ostensivo diariamente. “Preferi vir com esse uniforme para mostrar à população que minha intenção é a área operacional. Estamos voltados para atender o cidadão”, explicou.

Ao final, o governador comentou a presença de diversas autoridades na solenidade. “Acredito que a presença maciça de tantos setores da comunidade aqui mostra o interesse, o alcance e o acerto da escolha do coronel Anselmo”. O governador também ressaltou a nomeação do tenente-coronel Washington Rosa como chefe da Casa Militar, em substituição ao coronel Anselmo.

“Meus cumprimentos à tropa, à polícia e ao Paraná. A melhor Corporação Policial Militar a nível estadual do Brasil é a nossa. Portanto, o Paraná está de parabéns porque tem tido, ao longo do tempo, os melhores comandantes”, afirmou Requião.

Requião explicou os motivos que levaram o coronel Xavier a deixar o comando da PM. “Nemésio, velho amigo e companheiro, deixa o comando para ensaiar uma nova fase de sua vida. Tem a intenção clara de participar da vida pública e, nos próximos dias, dar um pouco de cuidado ao que tem deixado de lado por uns tempos, a sua própria saúde”, disse.

Delazari também ressaltou a atuação do coronel Xavier. “Desde o início do seu trabalho, Xavier é conhecido por enfrentar a criminalidade nas ruas. Sempre se mostrou guerreiro e comandou ações de grande porte. Seu crescimento profissional se deu com base na lealdade e honestidade às organizações”, disse.

O coronel Xavier ressaltou alguns projetos desenvolvidos ao longo de seu trabalho na Polícia Militar e agradeceu “o apoio do Governo do Estado, dos secretários estaduais e demais órgãos ligados a Segurança pública para a realização de um bom trabalho”. Dentre os projetos, estão a consolidação do sistema de saúde no Hospital da Polícia Militar, com atendimentos em todas as áreas, as novas instalações do Colégio da Polícia Militar e a capacitação para a boa atuação dos policiais.

 





Está notícia foi publicada no CONSEG
http://www.conseg.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.conseg.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=16