CONSEGs participam de videoconferência com o Secretário da Segurança Pública e Coordenação Estadual 11/06/2021 - 09:45

O Secretário da Segurança Pública do Paraná (Sesp) reuniu-se, por videoconferência, na noite desta quarta-feira (09/06), com representantes de grupos da comunidade envolvidos com a segurança pública, de todo o Paraná, ligados à Coordenação Estadual dos Conselhos Estaduais de Segurança (CEConSeg). A reunião teve o intuito de discutir assuntos ligados à segurança pública, além da apresentação de uma forma de os grupos terem acesso mais fácil a dados estatísticos da Secretaria da Segurança, o que vai aproximar as lideranças e reforçar a transparência no trabalho da Pasta.


Para o Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, a aproximação com os integrantes dos ConSegs permite a colaboração simultânea entre a Secretaria e a população, por meio destas lideranças locais. “É importante termos o apoio dos representantes da comunidade em nossas demandas para nos ajudarem trazendo informações relevantes dos bairros e dos municípios para que a Secretaria possa utilizar. Essas informações são catalogadas e servem para o planejamento das nossas operações de policiamento preventivo e ostensivo, além de direcionar o trabalho investigativo”, explicou.


O Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Paraná, coronel Chehade Elias Geha, e responsável pela organização desta reunião, falou da importância em desenvolver mecanismos para facilitar o trabalho dos  CONSEgs. “Hoje a Secretaria da Segurança deu um passo muito importante e com muita responsabilidade, transparência e publicidade está passando informações primordiais para uma reunião de Conselhos Comunitários de Segurança. É uma credibilidade muito forte, porque os Consegs sentem-se acolhidos, já que eles mesmo poderão ter acesso aos dados de forma mais acessível.”


Durante a reunião, o Coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira, fez uma apresentação sobre uma forma interativa de acesso pelas lideranças aos dados estatísticos da Secretaria, de forma dinâmica e instantânea, para facilitar a análise das informações de criminalidade nos municípios paranaenses. “Esses dados demonstram o que acontece nos municípios em termos de Segurança Pública, bem como auxiliam as polícias Militar e Civil no dia-a-dia das suas atividades, e agora os Conselhos podem participar e auxiliar nas demandas da sua região ainda mais”, informou. 


“A sensação de insegurança às vezes é bem maior do que a realidade da criminalidade, ou seja, a criminalidade pode estar com números baixos na região, mas a sensação é de que ela está em alta, conforme o crime que acontece na frente da sua casa. Estamos vivendo um período atípico de pandemia e é uma tendência maior que ocorram crimes de pequena periculosidade, por isso, parabenizamos a Sesp pela aproximação com os Consegs do Paraná. Continuaremos lutando por melhorias em nosso bairro, sempre apoiando as forças policiais”, ressaltou o Conselheiro Comunitário do Água Verde, em Curitiba, Paulo Roberto Goldbaum Santos.


Para a conselheira comunitária do Centro Cívico, Valéria Prochan, “quem não mede está à deriva. ”A partir de agora nós vamos sair dessa condição da deriva, pois estamos com uma bússola, que são os dados da Segurança Pública. Fico muito feliz em ver a tecnologia sendo colada a serviço da segurança pública e da comunidade como um todo. Estamos à disposição da Secretaria”, disse. 


Para melhor uso dos dados, a Sesp, por meio do Centro de Estatística, vai fornecer instrução por vídeos tutoriais, para que os membros dos Consegs entendam e possam utilizar no dia a dia, para reuniões ou outros assuntos de interesse da área. “Além disso, torna-se uma integração muito importante entre a Secretaria de Segurança, as forças policiais e os conselhos comunitários de segurança”, analisa o Coordenador estadual.


CECONSEG -  A Coordenação Estadual dos Conselhos Estaduais de Segurança Pública é vinculada à Sesp e é responsável pela integração entre a Secretaria e a população, além de colaborar com as políticas públicas para a melhoria da segurança pública nos 399 municípios paranaenses. A CEConSeg também faz a homologação, fiscalização, orientação e supervisão das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná.


PRESENÇAS - Participaram da reunião, o Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares; o Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Paraná, coronel Chehade Elias Geha; o Coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira; o assessor do Coordenador Estadual, capitão Eliéser Durante; além de conselheiros comunitários de bairros de Curitiba e do Paraná.