Campanha 16/11/2020 - 18:15

A Manobra de Heimlich pode ser usada para dois tipos de engasgos: completo ou parcial, podendo ser notados através dos sintomas apresentados pelo bebê ou a criança. De acordo com os sinais expostos, será possível diferenciar os dois tipos de obstrução.

Na obstrução parcial, é comum o bebê ou a criança demonstrar sinais de respiração acelerada e ofegante, são sinais incomuns: agitação, tosse muito frequente e choro incessante. Para a desobstrução, estimule a criança a tossir, faça com que ela levante os braços para o alto (esse movimento libera a glote), puxe levemente suas orelhas para cima (também liberará a glote). Se por acaso o engasgo persistir e os sintomas se agravarem, faça a Manobra de Heimlich. Se mesmo após está ação o bebê ou a criança continuarem incomodados, procure o serviço de emergência.

A obstrução total das vias aéreas pode ocorrer tanto com o bebê consciente como inconsciente. Essas situações são caracterizadas pela incapacidade de chorar ou tossir, apresentando sinais como lábios e face roxeados. Em casos como esse, você pode ligar para o serviço de emergência e indicar o quadro presente, contudo, recomenda-se que se tente os primeiros socorros para desengasgar o bebê, utilizando a Manobra de Heimlich. De acordo com Corpo de Bombeiros é preciso iniciar as manobras o quanto antes.

Em casos de obstrução total, ligue para o Corpo de Bombeiros ou para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), através dos telefones 193 ou 192, respectivamente.

 

Fonte:
-https://saojoaquimonline.com.br/destaque/2019/11/20/manobra-de-heimlich-como-desengasgar-uma-crianca-e-salvar-sua-vida/

https://www.danonenutricia.com.br/infantil/primeiros-meses/saude/engasgo-em-bebes-saiba-quando-fazer-manobra-de-heimlich#:~:text=A%20Manobra%20de%20Heimlich%20%C3%A9,de%20ar%20do%20corpo%20humano