SEMINÁRIO POLÍCIA E COMUNIDADE 03/08/2023 - 15:03

A Academia Policial Militar do Guatupê, em parceria com a Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná, realizou nos dias 27 de julho e 01 de agosto, o Seminário “Polícia e Comunidade” com o tema “Experiências para a construção da Segurança Cidadã”. O evento teve como eixos estruturantes o compartilhamento de experiências e a troca de informações a partir de duas perspectivas centrais: policial e comunitária. Participaram do evento cadetes do 2ª ano do Curso de Formação de Oficiais, policiais militares do 9º BPM, Guardas Municipais da cidade de Curitiba e membros da comunidade.

O seminário foi proposto como uma das atividades acadêmicas desenvolvidas pela disciplina de Práticas de Polícia Comunitária, sob docência do Major Eliéser Antonio Durante Filho, com o objetivo de tornar mais tangíveis os conceitos de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.
No primeiro dia, os temas foram a evolução dos programas de policiamento da PMPR e conceito da política pública (Major QOPM Pedro Paulo Porto de Sampaio); a construção de um modelo de gestão de policiamento baseado na proximidade com o cidadão (Tenente-Coronel QOPM Marcos Tordoro), e os desafios impostos aos futuros comandantes na gestão de comando de uma polícia e orientada para solução de problemas com a comunidade (Coronel PM RR Karen Denise Krasinski ).

A segunda parte do seminário envolveu aspectos da construção da segurança a partir da visão da comunidade, em especial por pessoas que integram ou integraram Conselhos Comunitários de Segurança na Grande Curitiba. As experiências compartilhadas permearão desde projetos de vigilância de bairro formados para autoproteção comunitária(Sr. Iron Uirassú Ayres do Nascimento), a importância da interlocução das forças policiais com os Conselhos Comunitários de Segurança (Sr. Amaury Soares Vieira Jr.) e a responsabilidade comunitária na construção da segurança pública (Valéria B. Prochmann).