Seminário sobre Segurança no Trânsito para os Conselhos Comunitários de Segurança 21/09/2023 - 17:22

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) sediou, na noite desta quarta-feira (20), o Seminário sobre Segurança no Trânsito para os Conselhos Comunitários de Segurança. A iniciativa, da Diretoria de Políticas Públicas da Sesp, por meio da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, se deu em alusão a Semana Nacional do Trânsito.

O evento teve o objetivo de conscientizar a sociedade, a fim de reduzir mortes, lesões corporais, crimes, prejuízos e infrações administrativas relacionadas ao trânsito. Representantes de 40 Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná estiveram presentes no Seminário que ocorreu na sede da Cidade da Polícia, no bairro Batel, em Curitiba.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, presidiu o encontro, que tinha como objetivo debater e orientar os Conselhos sobre educação no trânsito nas diversas regiões do Estado. “A segurança no trânsito interessa a todos nós, sendo motoristas ou pedestres. Com orientações certas podemos colaborar para um trânsito mais seguro”, disse.

Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e a parceria entre a Sesp e população, feita por meio dos Conselhos de Segurança. “Os senhores são nosso elo de contato com a sociedade, são quem trazem as informações para os comandantes e delegados que atuam na área. É muito importante a participação dos paranaenses neste processo pois, com a troca de informações, é possível elaborar estratégias mais eficazes. Sou grato por esse elo e pelo esforço de todos em transformar o Paraná em referência em segurança pública”, completou.

Quatro autoridades foram convidadas a falar sobre o tema e suas experiências no trabalho: o delegado-adjunto da Delegacia de Delitos de Trânsito da Polícia Civil do Paraná, Edgar Dias Santana; o oficial de planejamento do Batalhão de Polícia de Trânsito, major Silvio Bélico Júnior; o comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, capitão Márcio Rodrigues e o chefe substituto da 1ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, inspetor Lúcio Flávio Marins de Araújo.

“Foram abordados assuntos de trânsito, em especial com relação aos índices de sinistros de trânsito nos municípios e também nas rodovias do Paraná. Foi um momento importante para ampliar a conscientização sobre o tema e também as ações preventivas para todos nós cidadãos”, disse o diretor de Políticas Públicas da Sesp, o coronel Saulo de Tarso Sanson.

“O evento demonstrou a força dos Consegs. Tivemos aqui representantes da capital e de diversos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e interior do Estado. Aproveitamos para unir todos os Consegs e apresentar às autoridades quais são as suas visões e a forma que a população pode ajudar a ter um trânsito muito mais seguro. Isso mostra que a população está cumprindo o artigo 144 da Constituição Federal, que diz que segurança pública é dever do Estado, direito do cidadão, mas a responsabilidade é de todos. Estamos aqui exercendo a nossa responsabilidade”, pontuou o coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha.

CONSELHOS - O presidente do Conseg Água Verde, Paulo Roberto, esteve no Seminário e salientou que o encontro permite uma maior proximidade entre forças de segurança e população. “Eventos assim aproximam, cada vez mais, presidentes, diretores, conselheiros dos Consegs de Curitiba, Região Metropolitana e municípios do Paraná, com a Secretaria da Segurança Pública e autoridades policiais. Só através do entendimento, da aproximação dos Consegs, que são o elo de ligação com a comunidade, é que conseguiremos diminuir os índices de criminalidade na nossa cidade”, afirmou.

Para o representante do Conseg Guabirotuba, João Dario de Oliveira, o encontro é um exemplo de debate importante entre população e órgãos de segurança. “O objetivo do Conseg é a comunidade apoiar as polícias. O movimento cresceu, assim como a sociedade, e esses problemas devem ser discutidos juntos, pois afeta a todos. Viemos aqui hoje discutir e achar caminhos para, se não resolver os problemas de vez, tentar melhorar a segurança cada vez mais”, comentou.

PRESENÇAS - Estiveram presentes autoridades, diretorias e membros do Conselho Comunitário de Segurança do Abranches, Água Verde, Alto Boqueirão, Alto da Glória, Bacacheri, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cajuru, Campo Magro, Capão Raso, Centro Cívico, Cerro Azul, Dois Vizinhos, Fanny, Lindóia, Novo Mundo, Guabirotuba, Guaíra, Guaratuba, Hauer, Boqueirão, Itaguajé, Itaipulândia, Jardim Botânico, Jardim das Américas, Juvevê, Lapa, Manoel Ribas, Matinhos, Mercês, Palmeira, Palotina, Portão, Prado Velho, Reserva, Santa Maria do Oeste, São Francisco, São Lourenço, Seminário e Vila Izabel, Sarandi e Xaxim.

O evento também contou com a presença de representantes da Guarda Municipal de Curitiba, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel), da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná e do Grupo Centro Seguro. O vereador Rodrigo Reis e o deputado estadual Adriano José também estiveram presentes.