1ª REUNIÃO CONJUNTA DOS CONSEGS DO PARANÁ 2022 14/03/2022 - 17:13

1ª REUNIÃO CONJUNTA DOS CONSEGS DO PARANÁ.

Na última quarta-feira (09/03), aconteceu a 1ª Reunião Conjunta de 2022 entre a Coordenação Estadual e os Conselhos Comunitários de Segurança das regiões de Curitiba, região metropolitana e litoral. O evento foi realizado na Associação Comercial do Paraná (ACP), onde todos os participantes foram recepcionados em alto estilo pelo seu presidente Camilo Turmina, o Vice-presidente Nilton Campos e toda a equipe da ACP. A presidência do evento foi realizada pelo Coronel PM Veterano Chehade Elias Geha.

Na ocasião foram tratados dois temas principais. O primeiro, versou sobre a prestação de contas da CECONSEG, realizada pelo Capitão PM Eliéser Antonio Durante Filho, o qual apresentou as atividades desempenhadas no decorrer do ano de 2021. Ao longo da apresentação foram ainda abordados os desafios enfrentados no período de pandemia, as ações realizadas em conjunto com os CONSEGs e as perspectivas para o ano de 2022.

O segundo item da pauta foi o anúncio da criação dos Conselhos Regionais, ainda no 1º semestre de 2022, com o objetivo de integrar e aproximar os CONSEGs de uma mesma região e oportunizar, alternativamente, um novo canal de participação cidadã. A coordenação informou que estão trabalhando em um edital para dar publicidade ao processo de escolha dos Conselheiros Regionais.

Encerrada a pauta, foi oportunizado para que os participantes fizessem uso da palavra. As presidentes dos CONSEGs dos bairros Mercês/Vista Alegre e Centro Cívico,  Regina do Rocio Sikorski e Valéria Bassetti Prochmann, apresentaram a problemática da perturbação ao sossego e o abuso do consumo de álcool em via pública, que vem causando reflexos na qualidade de vida da comunidade curitibana, principalmente em pessoas idosas, gestantes, famílias com crianças recém-nascidas, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e animais domésticos.

As presidentes destacam que estão atuando conjuntamente com a Polícia Militar, para enfrentar o problema de forma interdisciplinar, envolvendo a sociedade civil organizada em outras instâncias do poder público, aproveitando o momento para concitar os demais CONSEGs a se juntarem a esta causa.