Conselho Comunitário de Segurança tem noite memorável em Califórnia 31/05/2023 - 15:43

Na noite desta terça-feira (30), o Conselho Comunitário de Segurança de Califórnia realizou a cerimônia de entrega da Carta Constitutiva.

O evento aconteceu nas dependências do Rotary Club de Califórnia e contou com a presença de autoridades civis e militares e de representantes da comunidade.

A reunião foi dirigida por representantes da Coordenação Estadual dos Consegs do Paraná – Secretaria de Segurança Pública. Foi conduzida pelo Major PM RR Elieser Antonio Durante Filho, subchefe da Coordenação Estadual dos Consegs e presidida pelo Cel. PM RR Chehade Elias Geha, Coordenador Estadual dos Consegs que, além de fazer a entrega da Carta Constitutiva à nova diretoria, trouxe uma bela reflexão sobre a segurança e o envolvimento da comunidade como polícia comunitária. O Cel. Ressaltou a importância dos pais na educação dos filhos e na conscientização das suas responsabilidades. Ele também reforçou as funções do Conseg e as responsabilidades da diretoria eleita.

Reativado há dois anos, o Conselho Comunitário de Segurança de Califórnia vem conquistando avanços significativos em seu trabalho e recebendo apoio da Promotoria Pública da Comarca de Marilândia do Sul, que tem incentivado, através do Promotor, Dr. Carlos Frederico G. Escocard de Azevedo.

As autoridades presentes discursaram fazendo referências à importância dos Consegs e sua atuação em cada município.

O Conseg de Califórnia, que conta com uma diretoria de oito integrantes, além dos membros natos, se reúne uma vez por mês, sempre na primeira terça-feira, na Câmara Municipal de Califórnia.

Equipes da Polícia Militar e Polícia Civil estiveram no local. O Delegado Felipe Ribeiro Rodrigues, representou a Delegacia da Polícia Civil Comarca de Marilândia do Sul, acompanhado de parte da sua equipe. Representando a Polícia Militar estavam o 2º Ten. PM Thiago Leite, comandante da 2ª Cia. PM e o 2º Sgto PM Douglas da Fraga, comandante do Destacamento PM de Califórnia e parte da equipe deste Destacamento.

O Promotor de Justiça da Comarca de Marilândia do Sul, Dr. Carlos Frederico G. Escocard de Azevedo estava acompanhado de mais dois representantes do Ministério Público de Marilândia do Sul.

Estiveram presentes, o prefeito Municipal Paulo Wilson Mendes, a Vice-Prefeita Adriana Reis de Jesus,  o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Eduardo K. Gasparetto e os vereadores Geisa Santiago e Paulo Sergio Chileide, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Nunes Barbosa e a Secretária da Educação, Agda Mary Viotto.

Outras pessoas que marcaram presença foram, a diretora da Apae, Marcia Parro, o presidente do Rotary Club, Sebastião Laureano da Cruz, que estava acompanhado de vários rotarianos. Estiveram no local os representantes da comunidade e da sociedade civil organizada.

O destaque foi para a presença do 2º Sgto PM Francis Lourenço Gomes, que há alguns meses foi alvejado em confronto com ladrões na BR-376, em Marilândia do Sul, PR.

Outro momento significativo foi a entrega de certificados de reconhecimento ao trabalho de membros da comunidade que atuaram na última diretoria e também aos valorosos colaboradores da Polícia Civil e Militar.

Foram entregues homenagens especiais ao Cabo PM João Gualberto Caetano Filho, que esteve à frente do Destacamento PM do município nos últimos meses e ao Promotor Público da Comarca de Marilândia do Sul, Dr. Carlos Frederico Escocard de Azevedo pelo relevante apoio.

Em seu discurso, o presidente do Conseg de Califórnia, ressaltou a importância desses bravos homens e mulheres, policiais militares e civis que arriscam as suas vidas diariamente, não somente para combater o crime, mas para manter a segurança de cada cidadão em sua área de atuação. Ele também reforçou a necessidade de envolvimento da comunidade para a construção de um ambiente mais seguro. O presidente agradeceu a participação da comunidade, que aceitou o convite para prestigiar esta noite que foi um “marco” para o Conselho.

O Conseg de Califórnia tem realizado algumas ações no município e o destaque fica para o foco que tem sido dado ao bem estar da equipe de policiais militares do Destacamento de Califórnia, e aos equipamentos necessários para o bom desempenho dos seus trabalhos.

Outro destaque de ações do Conseg, são as câmeras que, até o final de junho, estarão ativas no município. Inicialmente espera-se conectar 30 câmeras ao sistema de segurança que será integrado à Polícia Militar visando, exclusivamente, o acesso a imagens que possam auxiliar na elucidação de crimes e também nas estratégias e ações de segurança.

Link da matéria: Conselho Comunitário de Segurança tem noite memorável em Califórnia