3ª REUNIÃO TÉCNICA - CONSEGS DO PARANÁ - 2022 24/05/2022 - 15:40

3ª REUNIÃO TÉCNICA DOS CONSEGS DO PARANÁ COM ENTREGAS DE CARTA CONSTITUTIVA E MOÇÃO DE HONRA

Na noite desta última segunda-feira (23/05), na Associação Comercial do Paraná (ACP), em formato híbrido, aconteceu a 3ª Reunião Técnica da Coordenação Estadual dos CONSEGs do Paraná com autoridades civis e militares e membros dos CONSEGs ativos de todo estado.

A recepção das autoridades e da comunidade foi realizada pelo Presidente da ACP, Camilo Turmina e o Vice-Presidente Nilton Campos, anfitriões do evento, e pelo Coordenador Estadual do CONSEGs, Coronel PM RR Chehade Elias Geha. A reunião foi abrilhantada pela presença de todos os Comandantes de Unidades Policiais Militares de Curitiba e da Região Metropolitana, demonstrando mais uma vez o comprometimento institucional e do próprio Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, com a comunidade no seu formato organizado.

Após abertura do evento e os tradicionais agradecimentos, o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba Tico Kuzma fez uso da palavra. Na continuidade, tanto o Deputado Estadual Guto Silva quanto o Coordenador dos CONSEGs destacaram a importância de algumas ações do Governo do Estado, dando ênfase no Projeto Olho Vivo, programa que utiliza um sistema de câmeras integradas para auxiliar no andamento dos trabalhos das forças de segurança do Estado. Esclareceram que, atualmente, mais de três mil câmeras já estão ligadas ao Centro de Comando e Controle do Paraná. São câmeras próprias do Estado, provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais.

A reunião também contou com a palestra “Andar Urbano”, ministrada pelo Presidente do CONSEG Araucária, Coronel Amaury Soares Vieira Junior. Oportuno destacar que o livro que deu origem à palestra foi gentilmente cedido pelos autores para ser compartilhado com toda comunidade. Disponível em: www.conseg.pr.gov.br/Pagina/Cartilhas.

Na continuidade, o Coordenador dos CONSEGs aproveitou para realizar a entrega de Moção de Honra à Dra. Janaina Elias Chiaradia, em reconhecimento pelo seu destaque profissional e parceria com a CECONSEG, no desenvolvimento da série “Por Uma Questão de Segurança Pública”, dentro do programa “In Loco”, que durante o período de pandemia transmitiu informações e compartilhou experiências sobre temas relacionados à segurança pública com toda comunidade paranaense.

Momento de destaque também para a entrega de Cartas Constitutivas. O Coronel PM RR Chehade, acompanhado de outras autoridades, fez a entrega das Cartas Constitutivas reconhecendo e homologando três CONSEGs recentemente eleitos. Na pessoa de José Luiz Alves Junior (Presidente do CONSEG Guabirotuba) e Pedro Vidal Filho (Presidente do CONSEG São Braz), ambos do município de Curitiba, e Emerson Jucelino Vieira Gabroviz (Presidente do CONSEG Campo Magro), a CECONSEG agradeceu imensamente a presença dos demais integrantes de diretoria eleita e das comunidades representadas.

A última parte da reunião contou com a manifestação de vários presidentes de CONSEGs, que questionaram o Vereador Tico Kuzma em relação ao Projeto Muralha Digital, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e sobre os encaminhamentos legislativos em relação às propostas do Movimento Contra a Perturbação do Sossego. O movimento é encabeçado por CONSEGs da Capital, organizações da sociedade civil e outras instituições públicas. O Tenente-Coronel Rodrigo Giovani Beckert, Comandante do 12º BPM, também aproveitou a oportunidade para falar sobre o Programa de Policiamento Satélite Comunitário e Solidário da Polícia Militar do Paraná, idealizado pelo Comando-Geral da corporação, que mesmo em caráter experimental, já tem apresentado resultados significativos.