CONSEG de Telêmaco Borba expõem projeto feito sobre a Educação no Trânsito 04/11/2008 - 16:30

O projeto desenvolvido com as crianças nas escolas da Rede Municipal de Ensino e Escolas Particulares ganhou uma semana de exposição na Casa da Cultura, sendo prestigiado por mais de 500 pessoas.
Para os membros do Conselho, discutir a segurança no trânsito dentro das salas de aula é uma alternativa de melhora no trânsito, por este motivo desenvolveram este projeto para passar às crianças o que é correto no trânsito. Neste projeto, tudo que aprendem nas palestras passa para o papel em forma de desenho ou redação. Uma didática que faz com que automaticamente o aluno grave de forma divertida e participativa todas as ações.
Este é segundo ano do projeto desenvolvido pelo Conselho Comunitário de Segurança, onde 6 mil alunos participam das atividades que ensinam sobre as leis de trânsito.
Os alunos recebem cartilhas que mostram as regras de circulação de pedestres e motoristas, além do jogo de dominó com as placas de sinalização que fazem parte do aprendizado.
Os alunos se mostram satisfeitos e acham que desta forma realmente há uma conscientização onde evita muitos acidentes.
Tânia Rocha, Gerente Administrativo afirma estar satisfeita. “Tenho a sensação de trabalho cumprido, já que comprovadamente em um ano de trabalho foram registrados pela Polícia Militar 30 acidentes a menos que no ano passado”, ressalta, finalizando que este fato é uma vitória para o Conseg.
O presidente do Conseg, Walmir Ribeiro disse também esta contente com o resultado do projeto, onde puderam provar que a participação dos alunos foi total, sendo que são estes alunos os futuros motoristas e motociclistas de amanhã.
O vice-presidente do Conselho, Thomaz Antunes afirmou que este trabalho teve um resultado surpreendente, tanto que planejam para o ano de 2009 estendê-lo para a Rede Estadual de Ensino fazendo um trabalho de maior abrangência, prevenindo as crianças sobre as drogas, além de ter elogiado e agradecido o trabalho dos professores e funcionários das escolas e ainda da Polícia Militar, que tiveram total atuação.
A Professora Maria Sídor Coraiola, chefe de divisão da Cultura do município apoiou totalmente a exposição dos trabalhos e enalteceu o Conseg pela atitude que tiveram em desenvolver tal projeto.
O Coordenador Estadual dos CONSEG's parabenizou o Conselho pelo projeto e destaca que poderá ser estendido a todos os Conselhos de Segurança do Estado do Paraná.