COORDENADORIA ESTADUAL DOS CONSEGS AVALIA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA 09/05/2011 - 16:46




Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), São José dos Pinhais é o segundo município em casos de violência no Paraná. O Conselho Comunitário de Segurança de São José dos Pinhais (Conseg) terá nova diretoria neste segundo semestre. Como outros núcleos sociais de mobilização contra a violência, os Conseg’s tem a participação de voluntários de bairros e cidades interessados em promover ações de prevenção na área de segurança. A coordenadoria Estadual dos Conseg’s, via o governo do Estado, é de Michelle Lourenço Cabral, formada em Administração, e no departamento há quase dez anos. Em entrevista ao PautaSJP.com, na sede da Secretaria de Estado de Segurança, em Curitiba, ela enfatiza o trabalho de mais apoio da Coordenação para maior comprometimento das comunidades.

PautaSJP.com - O Conseg de São José dos Pinhais, apesar do crescimento da cidade, como outros conselhos comunitários da região, possui pouca participação da comunidade. Como a Coordenação Estadual dos Conseg’s pode incentivar maior presença dos moradores?
Michelle Cabral - Realmente os Conseg’s, não só em São José dos Pinhais, regrediram. O trabalho é de mais apoio quanto ao funcionamento e mobilização dos grupos para aumentar o número de conselhos. A capacitação dos diretores e participantes é o mais importante para conseguirmos maior adesão das comunidades.

PautaSJP.com - Como seria essa qualificação?
MC - Em um primeiro momento, de contato direto com os Conseg’s para que os diretores tenham completo conhecimento de qual é o papel deles e quais projetos comunitários podem desenvolver. Se houver bons projetos das lideranças comunitárias e coordenadores, eles podem ter subsídios para participar de encontros estaduais e nacionais, pois são pessoas reconhecidas como utilidade pública. O trabalho é mais amplo na prevenção da violência, pois o cuidado dos moradores com as pequenas praças de seus bairros é um exemplo de mobilização.

PautaSJP.com - Na área ambiental?
MC - Na área ambiental também, pois o cuidado com o lixo representa um bairro mais limpo e bonito, o que também espanta a presença de pessoas mal intencionadas. Uma vez, um Conseg nos procurou por causa de uma questão de falta de iluminação, e encaminhamos um requerimento para a Copel, o que melhorou a luz e a prevenção de assaltos naquela localidade, que tinha prostitutas, traficantes e usuários de drogas.

PautaSJP.com - Como é a mobilização?
MC - A coordenação estadual tem estreito contato com as coordenações locais. Os problemas de um Conseg são geralmente as necessidades de outro, como casas abandonadas e até mesmo trânsito. No bairro Hugo Lange, os moradores pediram uma rotatória ao invés de sinaleiro, pois é mais seguro, já que os motoristas não precisam parar o carro. Em São José dos Pinhais também trabalhamos com os conselhos municipais, ligados à Prefeitura, os Comunseg´s.

PautaSJP.com - Qual ação serve de exemplo para outros Conseg´s?
MC - Uma vez o Conselho Comunitário de Segurança de Ilha do Mel, no Litoral, se mobilizou para que os moradores tirassem carteira de identidade, entre outras ações. Outro evento foi direcionado às crianças, e estas mobilizações fizeram com que os moradores se tornassem mais próximos.

Contato Coordenação Estadual do Conseg 041-3313-1984.


Conseg São José dos Pinhais
O advogado Jaiderson Rivarola foi o presidente do Conseg São José dos Pinhais de 2008 a 2011. “Neste período tivemos uma diversidade de participação com pessoas de diferentes setores, como policiais e oficiais de órgãos municipais e estaduais de Segurança. A última reunião, dia 04 de maio, contou com a presença de membros do Conseg SJP, Lions Clube Centro e Rotary Clube Afonso Pena. Da Polícia Militar, com o comandante do 17º Batalhão, tenente coronel Tortato; da Polícia Civil, com o delegado Gil Rocha Tesseroli, da Guarda Municipal, com José Carlos Mendes; e a coordenadora Estadual dos Conselhos de Segurança no Paraná, Michelle Lourenço Cabral. Também tivemos representantes do Shopping São José, da Escola Estadual Silveira da Motta, e moradores de diferentes bairros”, diz Jaiderson Rivarola.

Sobre as ações nestes anos, o advogado destaca o apoio na implantação da Patrulha Rural Comunitária, cadastro dos guardadores de carro, campanhas de conscientização como o programa de Ouvidoria ‘Fala José - Conseg no Bairro’. “Foram inúmeros encontros com os órgãos ligados à Segurança Pública, e sempre acreditando que a Segurança é dever do Estado e de todos os cidadãos. Acredito que a próxima diretoria faça história como esta que ora se despede e o fez”, avalia Jaiderson Rivarola.

Fonte: Site Pautasjp