Conferência de Segurança Pública teve 6 mil visitantes em três dias 06/08/2008 - 16:10

A 7.ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul, realizada pela Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP) e Secretaria da Segurança Pública do Paraná de 3 a 5 de agosto, em Curitiba, foi considerada um grande sucesso entre os organizadores, participantes e visitantes do evento. Cerca de 6 mil pessoas passaram pelo local durante os três dias da conferência. Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, o encontro superou as expectativas.

“Foi uma grande oportunidade que os participantes da conferência tiveram para acompanhar palestras dos grandes expoentes da segurança pública da América do Sul. Foram três dias de evento que proporcionou aos participantes uma interação entre os policiais de todos os estados brasileiros e estrangeiros, permitindo a troca de experiências que serão importantes futuramente”, disse o secretário.

Dentre os diversos palestrantes que compartilharam suas experiências durante a conferência, estiveram presentes no evento o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; David Brassanini, do FBI; o embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel; o juiz federal criminal Sérgio Moro; o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa; e o secretário Nacional da Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri. A 7ª Conferência da IACP teve a participação de cerca de 1 mil congressistas.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que durante a sua palestra defendeu a integração na proteção do meio ambiente e comentou os desafios do seu Ministério no século XXI, acredita que a conferência ampliou a integração ecológica do Mercosul. “A idéia da realização desta conferência, com a presença de expoentes da Segurança Pública do Brasil e da América Latina, é louvável. Pois os crimes ambientais não respeitam fronteiras e a integração proporcionada no evento é importante para o combate aos crimes ambientais”, destacou Minc.

O presidente da GL Events do Brasil, organizadora e promotora do evento realizado em Curitiba, Arthur Repsold, também avaliou positivamente o encontro. “Os participantes tiveram a chance de acompanhar as palestras com pessoas renomadas e referências mundiais no setor de segurança pública. De todas as edições, avaliamos que esta foi a melhor em termos de palestras e da exposição de produtos relacionados a segurança pública. Em um primeiro momento, constatamos que houve plena satisfação dos expositores e dos visitantes do evento”, informou Repsold. Segundo o presidente, ao todo, 15 países da América do Sul foram representados no evento.

O secretário da Divisão Internacional de Polícia da IACP, coronel Nelson Werlanz Garcia, destacou a importância da escolha do tema principal da conferência, que abordou os crimes ambientais. “A Sesp escolheu este tema com muita propriedade. O crime ambiental é um problema que está afetando toda a humanidade. Assim como o crime organizado, que não obedece fronteiras, as ações precisam ser integradas, tanto em âmbito nacional, quanto internacional. A conferência deu esta oportunidade de integração aos participantes”, destacou Faria.

INTERSEG – Junto com a 7.ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP) e da Secretaria da Segurança Pública do Paraná aconteceu a Interseg 2008 - 8.ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, com as últimas novidades do setor, as novas metodologias e equipamentos disponíveis no mercado. Cerca de 100 expositores apresentaram seus produtos para as cerca de 6 mil pessoas que circularam durantes os três dias do evento.

De acordo com o secretário Delazari, a feira foi excelente e deu a oportunidade aos participantes do evento de acompanhar tudo o que há de mais moderno na área da segurança pública. “Com a presença de autoridades da segurança pública do Brasil e da América do Sul, foi possível que eles pudessem observar e planejar possíveis investimentos realizados nas suas políticas de segurança”, explicou.