Curso prepara multiplicadores da Polícia Comunitária 19/08/2008 - 11:08

Começou nesta segunda-feira (18) o Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com os Estados-membros. O objetivo é a atualização de conhecimentos para os policiais civis, militares, rodoviários federais e guardas municipais. O curso é ministrado no auditório da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Até o dia 29, os 50 alunos receberão instruções de representantes da segurança pública.

“Através do curso, buscamos integrar as Polícias Civil e Militar, no sentido de alcançar mudanças nos paradigmas na busca de soluções legais, humanas e técnicas específicas ao combate da criminalidade. Também consideramos necessário proporcionar condições para que as atividades das polícias estaduais sejam integradas com as Guardas Municipais e instituições federais que atuam no Estado”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira, que faz a palestra da aula inaugural desta edição do curso na tarde desta segunda-feira.

O principal objetivo do curso será a capacitação de profissionais da área de segurança pública, para o exercício de suas funções institucionais, baseadas nos princípios e na filosofia da polícia comunitária. Desta forma, a polícia comunitária associa e valoriza dois fatores que são, muitas vezes, dissociados e desprezados pelas instituições de segurança pública: a identificação e resolução de problemas de defesa social com a participação da comunidade e a prevenção criminal.

“A comunidade tem o direito de não apenas ser consultada, ou de atuar simplesmente como delatora, mas também de participar das decisões sobre as prioridades das instituições de defesa social e as estratégias de gestão como contrapartida da sua obrigação de colaborar com o trabalho da polícia no controle da criminalidade e na preservação da ordem pública e defesa civil”, afirmou o coronel.

O curso é destinado a profissionais da segurança pública, bem como docentes das disciplinas integrantes dos Cursos de Polícia Comunitária e conta com palestras sobre Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Sociedade e, ainda, Teorias sobre Polícia Comunitária, Mobilização Social. As aulas serão ministradas até o dia 29 de agosto, por diversos representantes da segurança pública.