DE OLHO NA SEGURANÇA: GOLPES NO WHATSAPP 08/01/2021 - 16:40

Milhares de pessoas ao redor do mundo tem sido vítimas de golpes pelo WhastApp, que é palco de Spam de todos os tipos, como: memes, correntes, promessas de brindes e falsas promoções, descontos ou cupons e, mais recentemente, boatos e notícias falsas. As Fake News e Hoaxes vão te incomodar, distorcendo a realidade. Mas, outras modalidades de Spam podem roubar seus dados ou induzir a cadastrar seu número de telefone em serviços de SMS pagos.

Um dos golpes mais populares, a Clonagem do WhatsApp faz com que os criminosos assumam a conta de um indivíduo para que apliquem golpes nos contatos da vítima. Na maioria das vezes nem ela própria percebe que teve seu aplicativo clonado.

Em muitos casos, os indivíduos enviam mensagens para os familiares ou amigos próximos, solicitando uma transferência de valores para ajudar na resolução de algum problema, normalmente relacionado a uma urgência, como questões médicas, acidentes, cartões bloqueados, etc., sempre com a promessa de devolver a quantia emprestada na primeira oportunidade.

Para evitar cair nesse tipo de golpe é necessário ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp. Isso evita que o número seja registrado em outro aparelho. Outra precaução é nunca informar códigos que cheguem por SMS. Geralmente, esses números são pessoais e intransferíveis.

Os golpes no WhatsApp, na maioria das vezes, espalham informações mentirosas para provocar algum tipo de comportamento que só será benéfico para o autor. Se uma mensagem parecer suspeita ou se o conteúdo for “bom demais para ser verdade”, faça uma pausa. Nunca toque, compartilhe ou encaminhe sem antes fazer uma análise da situação.

Se quiser saber um pouco mais sobre golpes aplicados no WhatsApp, acesse os links abaixo:

www.bbc.com/portuguese/geral-50294962

www.nuciber.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=9


E lembre-se: Segurança Pública é Responsabilidade de Todos!!!