DE OLHO NA SEGURANÇA: SARAMPO SINTOMAS E PREVENÇÃO 29/01/2021 - 14:10

 

Em um período marcado pela pandemia de COVID-19, pouco se fala de outra doença infecciosa que segue em alta no Brasil e no mundo: o Sarampo.
Em seu mais recente boletim epidemiológico, o Ministério da Saúde calcula que só em 2020 foram registrados 8.217 casos e 7 mortes pela doença no país. Os dados compreendem o período de 29 de dezembro de 2019 a 17 de outubro de 2020.

O Sarampo é uma doença contagiosa que apresenta sintomas como febre alta (às vezes até acima de 40º C) e manchas vermelhas no corpo, causada pelo vírus Morbillivirus e que pode levar à morte. O Sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não imunizados. 

O Sarampo em bebês começa repentinamente com uma temperatura alta em torno de 39°C, que geralmente persiste por três dias. Após esse período podem aparecer erupções de coloração rosada nos braços e nas pernas do bebê. Os bebês costumam ser o principal alvo do Sarampo, sendo comum o aparecimento de irritações na criança. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença costuma se manifestar entre 6 meses e 2 anos de idade. 

Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra o Sarampo. As duas doses da vacina são recomendadas para garantir a imunidade e evitar surtos, já que aproximadamente 15% das crianças vacinadas apenas com a primeira dose não desenvolvem imunidade.

Para crianças que ainda não foram vacinadas, uma prevenção é evitar o contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença. Além disso, adultos e adolescentes de até 29 anos que não foram vacinados ou não tiveram Sarampo anteriormente podem se vacinar nos postos de saúde.

Se quiser saber um pouco mais sobre os sintomas e a prevenção contra o Sarampo, acesse os links abaixo:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/07/24/sarampo-sintomas-transmissao-e-duvidas-sobre-o-surto-e-a-vacina.htm
https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Sarampo