PM lança o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária 23/04/2008 - 10:00
A Polícia Militar do Paraná lançou nesta terça-feira (22) o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) com a implantação da 1ª Companhia do Batalhão. O lançamento ocorreu no auditório do Museu Oscar Niemeyer, durante a Escola de Governo, e foi feito pelo governador Roberto Requião e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira, criador do projeto.
“Com a criação do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, temos uma possibilidade maior de ampliarmos a especialização dos policiais que trabalham na Patrulha Escolar”, disse o comandante da PM. “Esta mudança é uma garantia da perenidade do serviço, pois reduz significativamente, aproximando a zero, a possibilidade de substituição de policiais que não tenham conhecimentos específicos sobre a Patrulha Escolar”, acrescentou o coronel Anselmo.
O major Loemir Mattos de Souza, que responde pelo comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, explicou que o novo batalhão atuará em quatro companhias. “A 1ª Companhia PEC, sob o comando da capitão Claudete Tonioti Rota da Purificação, vai atender o Litoral, Curitiba e Região Metropolitana e Ponta Grossa”, informou Mattos.
“Esta companhia atenderá 609 escolas, o que representa 29% da rede pública do Estado. Serão atendidos 512.670 alunos matriculados nas escolas estaduais”, completou o major. Ainda segundo Mattos, o batalhão será dividido em seis pelotões: um no litoral, dois em Curitiba, dois na Região Metropolitana de Curitiba e um em Ponta Grossa.
De acordo com o major, existe uma integração entre as áreas de atuação dos pelotões, combinando com os Núcleos de Educação. Nesta parceria, estão envolvidos o núcleo de Curitiba, o núcleo Metropolitana Norte, o núcleo Metropolitana Sul, o núcleo de Ponta Grossa, o núcleo de Irati e núcleo de Paranaguá, todos da Secretaria de Estado da Educação. O major Mattos ainda informou que a previsão de lançamento da 4ª Cia PEC deverá acontecer em breve. A 4ª Cia terá sede em Londrina.
PROJETO - O projeto Patrulha Escolar Comunitária surgiu da união entre a Polícia Militar do Paraná e a Secretaria da Educação. A Patrulha foi criada para solucionar problemas de violência e delitos nas escolas do Paraná. Esta atividade visa assessorar os estabelecimentos de ensino para manter a ordem e a segurança.
O trabalho é realizado em cinco etapas: análise da estrutura física, diagnóstico da realidade, plano de ação, plano de palestras e elaboração do plano de segurança. Todas as escolas já passaram por este processo para terem melhor atendimento. Ao todo, 2.106 escolas no Paraná são atendidas pelo projeto Patrulha Escolar Comunitária.