POLÍCIA LEVA BLITZ DA CIDADANIA A COMUNIDADE DA VILA UNIÃO 13/10/2009 - 17:20

Cerca de 7 mil pessoas da comunidade da Vila Audi/União, em Curitiba, participaram nesta segunda-feira (12) da Blitz da Cidadania, promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná na Vila Icaraí (zona Oeste da capital).

No evento, policiais distribuíram mais de 4 mil brinquedos às crianças do bairro, em comemoração ao Dia das Crianças. Moradores da região também participaram de atendimentos de saúde prestados por policiais do Hospital Militar.

Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o trabalho atingiu os objetivos. “A polícia está fazendo aqui um trabalho para resgatar o trauma que ficou do triste e absurdo episódio ocorrido na semana passada. A ideia da Blitz da Cidadania é criar uma forma de aproximar a comunidade da polícia”, disse Delazari.

“Desenvolvemos o programa já há três anos em regiões como esta. Com a Blitz da Cidadania, a relação polícia-comunidade passa a ser diferente”, afirmou o secretário da Segurança Pública. A polícia segue mantendo contigente reforçado na região.

Morando há quatro anos na região, o casal Roberto Antunes e Juliane Gomes, acompanhado do filho Alexandre, dois anos, aprovou a iniciativa. “O que a polícia e o Governo do Estado fazem aqui é muito interessante para a comunidade. Muita gente não tem condição de dar um brinquedo para os filhos neste Dia das Crianças. Iniciativas como essa aumentam a confiança que a comunidade tem na polícia”, falou Antunes.

Desde 2007, a Blitz da Cidadania já passou por quase todos os bairros de Curitiba, além de uma dezena de municípios do interior e do Litoral. Na Vila Audi/União, participaram policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Projeto Povo, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegacia da Mulher, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime (Nucria), Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Companhia de Choque, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Hospital da Polícia Militar.