População de Campo Magro recebe os serviços da Blitz da Cidadania 30/04/2008 - 09:10

A Secretaria da Segurança Pública (Sesp) promoveu neste sábado (26) uma Blitz da Cidadania em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação foi na praça do Jardim Boa Vista e foi das 10 horas da manhã às 17 horas. O evento levou à população pobre da região os principais trabalhos realizados pelas polícias Civil e Militar e pelos órgãos ligados à segurança, como a confecção de carteiras de identidade, dicas de segurança, palestras de prevenção sobre violência doméstica e contra crianças, adolescentes e mulheres.

“É um trabalho que estamos realizando desde o ano passado e que tem aproximado mais a comunidade dos policiais. É uma oportunidade não só para os moradores aproveitarem os serviços, mas também para conhecerem um pouco mais do trabalho policial”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

Participam da atividade pelo menos 20 unidades das polícias Civil e Militar, como o Hospital da Polícia Militar com seus dentistas, a Força Verde e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, com orientações sobre crimes ambientais, o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crime (Nucria) e o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), com orientações para a segurança das crianças, a Delegacia do Consumidor com orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor, o 181 Narcodenúncia, Proerd e Divisão de Narcóticos com palestras e mostras educativas sobre os malefícios do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

“É um trabalho surpreendente para nós porque nunca tivemos contato com a polícia desta forma mais descontraída. Meus filhos acordaram cedo animados para participarem das brincadeiras”, disse a moradora Andréa da Silva Oliveira, de 24 anos. “Ver os policiais assim participando das brincadeiras é muito interessante porque as crianças estão só acostumadas a ver eles fazendo patrulhamento e prendendo”, acrescentou a telefonista Silvana Oliveira, de 36 anos.

A dona-de-casa Marlene Antonia do Espírito Santo, 42, trouxe suas duas meninas, de 13 e 14 anos, para fazer a carteira de identidade. “Se não tivesse a blitz agora ia demorar para fazermos estas carteiras. Aqui é gratuito e mais perto para nós”, disse ela. O artesão Marcio Gomes dos Santos, de 35 anos, também aproveitou a oportunidade para fazer a segunda via da identidade. “Perdi a minha há doze anos e nunca mais fiz a segunda via. Agora com a blitz aqui fica mais fácil”, afirmou.

A Prefeitura de Campo Magro apoiou o evento com uma equipe à disposição para confeccionar carteiras de trabalho e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde para vacinar os idosos. Além dos serviços, a banda da Polícia Militar e artistas como a dupla sertaneja Wilian e Renan animaram o evento com músicas populares. Houve também uma vasta programação com recreação e atividades juvenis e infantis. “É a primeira vez que vejo a polícia desta forma. Para nós da comunidade é um evento muito bacana para levar as crianças”, concluiu o morador Venceslau Costa da Silva, de 52 anos.