Secretário da Segurança fala sobre Mapa do Crime para participantes dos ExpoGPS 18/07/2008 - 14:50

O Secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, falou sobre o Geoprocessamento – Mapa do Crime utilizado no Paraná, em palestra, na manhã desta quinta-feira (17), na primeira edição da ExpoGPS – Congresso Latino Americano de Localização e Rastreamento, em São Paulo (SP). Este é o maior encontro de geotecnologia da América Latina.

“O Paraná é um grande exemplo de combate ao crime. Poucos estados apresentam esta forma de trabalho da polícia, que com o mapeamento do crime, pode trabalhar na antecipação dos delitos. A informação é hoje o principal instrumento de trabalho das polícias, e que com os dados gerados pelo sistema é possível orientar de forma dinâmica a atividade policial em qualquer nível”, destacou Delazari.

Na sua palestra, Delazari citou alguns exemplos de como as estatísticas criminais são coletadas e como alguns tipos de crimes podem ser evitados. “Alguns Estados possuem esse sistema de geoprocessamento, mas no Paraná, o grande diferencial é a relação custo e benefício, pois o sistema é feito pelos próprios funcionários do governo e o benefício, tratando-se de combate à criminalidade é considerável”, afirmou.

O secretário informou que, com base nos dados colhidos junto à Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), são feitas reuniões semanais com o comando das polícias. “A polícia do Paraná está no caminho da modernidade. Investir em tecnologia, principalmente no que diz respeito do combate ao crime, é muito importante para o bom andamento da segurança pública do Estado”, finalizou Delazari.