VEREADORES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA 16/05/2011 - 13:26

Cerca de 40 vereadores de várias regiões do Paraná foram orientados sobre a importância dos conselhos comunitários de segurança na parceria entre a comunidade e a polícia. O capitão da Polícia Militar Alexandre Bruel Stange, a coordenadora estadual dos Consegs, Michelle Cabral, e o delegado da Polícia Civil Vilson Alves Toledo falaram aos parlamentares, nesta sexta-feira (13).

Os vereadores participavam do segundo curso técnico oferecido pela instituição Unipública sobre o funcionamento da Câmara Municipal, que começou na quarta-feira (11).

O capitão Stange falou das ações que a polícia desenvolve em conjunto com os grupos de trabalho de cada Conseg e os benefícios que a gestão integrada traz para a sociedade. “As pessoas devem se conscientizem dos problemas de seu bairro e trabalhar em cooperação com a polícia”, explicou o capitão.

Os Consegs são órgãos não governamentais, sem fins lucrativos, e por isso é importante promover o voluntariado. “A segurança pública é interesse coletivo, o Estado trabalha em conjunto com a comunidade. A Secretaria da Segurança sugere ideias para que haja união dos membros dos diversos segmentos da comunidade”.

A representante do município de Boa Ventura de São Roque, localizado na centro do Paraná, vereadora Ângela Strapasson, foi a criadora da emenda constitucional que instituiu a ajuda financeira para melhorar o funcionamento do Conseg de sua cidade. “Foi muito útil saber como funcionam os Consegs de Curitiba. Temos o conselho instalado e sabemos como é importante uma segurança mais forte e integrante na sociedade”.





Fonte: Site SESP