Vila Autódromo recebe a feira de serviços Blitz da Cidadania 08/03/2008 - 10:50

A Secretaria da Segurança Pública realizou neste sábado (8), na Vila Autódromo, no bairro Cajuru, em Curitiba, mais uma edição da feira de serviços “Blitz da Cidadania”. O evento levou à população carente da região os principais trabalhos realizados pelas polícias Civil e Militar e pelos órgãos ligados à segurança, como a confecção de carteiras de identidade, dicas de segurança, palestras de prevenção sobre violência doméstica e contra crianças, adolescentes e mulheres.

“A Blitz da Cidadania é um projeto sobre o conceito de polícia cidadã. Queremos que a população tenha contato direto com policiais civis e militares e com toda a estrutura da Secretaria da Segurança, para efetivar a aproximação com as pessoas mais carentes”, disse o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari.

O evento teve o apoio e a participação de Conselhos Comunitários de Segurança, Associação de Moradores da Vila Autódromo e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos. “A aproximação da polícia com as crianças, ao meu ver, é o mais importante, para que no futuro elas sibam que podem sempre contar com a polícia”, afirma o líder comunitário da Vila Autódromo, Adelito Faria Pimenta.

Participam da feira de serviços, pelo menos vinte unidades das polícias Civil e Militar, como o Hospital da Polícia Militar com seus dentistas, Força Verde e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente com orientações sobre crimes ambientais, Nuciber com dicas sobre internet, Delegacia do Consumidor com orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor, 181 Narcodenúncia, Proerd e Divisão de Narcóticos com palestras e mostras educativas sobre os malefícios do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Aconteceram também apresentações com os cavalos do Regimento de Polícia Montada da PM e com os cães do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). No local, uma tenda da Ouvidoria das Polícias orientou a comunidade como realizar denúncias. O Centro de Educação Física do Corpo de Bombeiros ofereceu para as crianças diversas atividades esportivas, como futebol. Uma parede de escaladas foi instalada no local para a diversão da comunidade, sempre com o acompanhamento dos policiais.

Na área de educação para o trânsito, estiveram presentes o Batalhão de Polícia de Trânsito, o Batalhão de Polícia Rodoviária e também o Detran. Um posto avançado do Instituto de Identificação esteve no local fazendo carteiras de identidade gratuitamente para a população. “Esse trabalho com as carteiras de identidade é muito bom. O RG é um documento que a população precisa e como o serviço é de graça eles aproveitam para fazer”, disse Pimenta.

Policiais do Nucria e o Sicride também estiveram presentes, orientando mães e crianças sobre abusos contra a infância e adolescência. Já a Delegacia da Mulher fará um trabalho de orientação sobre denúncias contra violência doméstica. “É conhecendo os seus direitos que eles poderão cobrar e exercer seu papel de cidadão”, disse o secretário.

Na tenda principal, onde foi instalado um palco, aconteceram apresentações da Banda da Polícia Militar, da banda do Proerd e de um teatro de bonecos, apresentado pelo Corpo de Bombeiros